Como Exercer a Profissão de Dentista na Austrália

dentista

Oi gente, tudo bom?

Uma grande amiga minha me perguntou como é o processo de reconhecimento dos profissionais de Odonto na Austrália. Eu não tinha nenhuma informação a esse respeito, ainda mais porque a minha área é design e marketing. Então prometi a ela que eu iria me informar e aproveitei essa oportunidade para diponibilizar essas informações para vocês. Vai que alguém aqui também é da área de Odonto, né?!

Bom, então vamos lá. O processo de reconhecimento da profissão de dentista consiste em 4 etapas longas e caras. É possível que demore alguns anos até que o candidato tenha seu diploma validado e possa exercer sua profissão legalmente.

Na primeira etapa o candidato terá que entrar com um pedido para obter o reconhecimento do diploma de odontologia Brasileiro pelo ADC (Australian Dental Council – Conselho Dental da Austrália). Essa etapa é conhecida como Application for Assessment of Professional Qualifications in Dentistry. O primeiro passo é fazer o download do HandBook (em inglês) e preencher o Formulário necessário para dar início à solicitação e anexar uma cópia autenticada dos seguntes documentos (com tradução juramentada):

  • Diploma
  • Histórico Universitário
  • Carta do conselho de onde possuí registro

Com isso o Conselho Dental da Austrália poderá comparar os currículos pra ver se a grade do curso era similar ao das universidades Australiana.

Uma vez reconhecidos os estudos e comprovada a experiência profissional, pode-se iniciar a segunda etapa do processo: As Provas.

A segunda etapa é uma prova de inglês conhecida como Preliminary Examination. Essa prova tem duas opções:

  1. IELTS – uma prova de inglês para testar sua capacidade e eficiência em compreender a língua inglesa dividida em 4 partes: redação, audição, interpretação de de texto e comunicação verbal. Nessa prova o candidato não poderá menos do que 7 em cada um dos componentes.
  2. OET – uma prova de inglês que testa o vocabulário e conhecimentos específicos dos profissionais da área da saúde.

A terceira etapa é uma prova escrita. Esta prova vai mudar a partir deste ano (2014), então procure se informar sobre as atualizações no site do ADC. A prova é geralmente realizada duas vezes por ano em diversos lugares da Austrália e consiste em várias questões de múltipla escolha e algumas questões dissertativas, divididas em 2 dias. O conteúdo vai de matérias básicas de odontologia á coisas mais clínicas, como reconhecimento de sintomas e manejo de situações.

A última etapa é a prova prática. Essa prova só pode ser realizada na Austrália e ela também sofrerá alterações em 2014. Fiquem ligadinhos no site do ADC para maiores informações.

Depois de aprovado em todas as etapas recebe-se o certificado do Conselho Dental da Austrália. E com isso, finalmente, o profissional pode se registrar no Australian Dental Board e começar a exercer a profissão na Austrália.

Não deixem de conferir a experiência pessoal e as dicas da Adriana e do Bruno

 

Um beijão e boa sorte! <3

Author: Drika

Share This Post On

3 Comments

  1. Excelente esclarecimento, estou pensando seriamente sobre exercer a profissão na Austrália.
    Muito obrigado.

    Post a Reply
  2. Olá! Primeiro gostaria de agradecer por ter compartilhado conosco as informações.
    Em seguida, perguntar quais etapas envolvem custos e em torno de quanto ficaria esse investimento. Sei que é necessário pagar taxa para o IElts mas e para as demais etapas, como prova teoria e pratica, também é necessário pagar por elas?!
    Desde já agradeço e fico no aguardo,
    Nathália

    Post a Reply
    • Oi Nathália, faz muito tempo que eu fiz o IELTS, se eu não me engano a prova custou $270.
      Quanto as provas teóricas e práticas eu não faço idéia do valor. Vou me informar a respeito e volto a falar com vc mais tarde.
      Beijos

      Post a Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *