Do sol no Brasil para o sol na Austrália

Oi gente, vi essa matéria na Veja e achei muito informativa.

Segue abaixo matéria na íntegra:

“Quem errar essa resposta é filhote de canguru: qual é a capital da Austrália? Errou.

Por que não saber um pouco mais sobre esse país que recebe tantos brasileiros, moradores e turistas, e é tão ensolarado quanto o nosso?

A Austrália foi colonizada, a partir de 1780, pelos ingleses, povo de pele muito clara. Hoje, mais de dois séculos depois, a maioria da população tem pele bem branca. E a combinação desse tipo de pele com sol intenso resultou na maior incidência de câncer de pele do mundo.

Achei interessante conversar com alguém que vive no país para contar um pouco como é estar debaixo de tanto sol. Desse jeito, podemos comparar a Austrália com a nossa realidade aqui no Brasil. Conversei com um amigo, Edilson Adib Antonio (o Beleza), um brasileiro que mora há 7 anos em Sydney, junto com a mulher Ursula e o filho pequeno Santiago.

O assunto câncer de pele é muito comentado aí na Austrália?
Bastante. Segundo as propagandas na TV, 2 em cada 3 pessoas vão ser diagnosticadas com câncer de pele quando estiverem na faixa dos 70 anos.

Como são as campanhas de esclarecimento sobre câncer de pele na Austrália?
São muitas ações de TV, campanhas na praia, cartazes em todos os locais públicos. Recebemos informações e dicas de proteção e prevenção no nosso dia a dia. E as crianças na escola também recebem informações.

Você e sua família usam filtro solar no dia a dia?
O uso de filtro solar é muito comum aqui na Austrália e se tornou uma coisa natural quando alguém sai de casa. Com minha família não é diferente: tenho um filho de 1 ano e 3 meses e antes de sair de casa o coitadinho já está todo brilhando. Usamos filtro com FPS 30, como a maioria das pessoas que conheço. 

Que tipo de proteção solar você usa, além do filtro?
Eu trabalho na rua, então preciso do kit completo: filtro solar, boné tipo legionário, óculos de sol e, muitas vezes, quando tenho que ficar várias horas exposto ao sol, uso uma camisa de manga comprida feita de um tecido leve, mas que protege do sol. Eu não tenho uma camisa especial com proteção UVA e UVB.

Vocês recebem alguma orientação quanto à proteção solar do seu filho?
Orientação direta não, mas ninguém aqui na Austrália pode dizer que não sabe sobre os problemas causados pelo sol, porque a quantidade de campanhas falando sobre a prevenção de câncer de pele é enorme. No primeiro dia de creche do meu filho nós recebemos uma lista com artigos que temos que providenciar. E alguns itens são obrigatórios, entre eles filtro solar e chapéu.

Sei que ali as professoras passam filtro nas crianças a cada duas horas quando elas estão brincado ao ar livre. Sempre que chegamos para buscar meu filho, as crianças do lado de fora da classe estão usando chapéu. Todos tomam muito cuidado com isso.

Com que roupa os australianos vão à praia?
Quando vão à praia, os australianos usam roupas bem parecidas com as dos brasileiros. Nada de especial ou diferente.

Alguma coisa interessante sobre esse assunto que você gostaria de acrescentar?
O governo australiano é bem dedicado ao assunto da proteção solar. Para se ter uma ideia: eu descobri há alguns anos que, se uma pessoa trabalha exposta ao sol, tem o direito de colocar na declaração de imposto de renda anual o gasto com filtro solar.

Ah, a capital? Camberra.”

Por Lucia Mandel

Author: Drika

Share This Post On

2 Comments

  1. Gjesuis! Que medo! Eu fico 10 minutos exposta ao sol e já me queimo! Imagina isso! Eu seria a louca do sunscreen! Hahahahah

    Post a Reply
    • É… Eu sou a louca do SunScreen! Kkkkkkkk! Minha cor é NW15-NW20, até o hidratante corporal tem que ter FPS! 😉
      O sol aqui é cruél, amiga. Mas em QLD, NT e WA é pior ainda! :O

      Post a Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *