Primeiro emprego na Austrália.

Ok, então você quer trabalhar na Austrália?!

Antes de sair andando pelas ruas sem rumo com aquela pastinha cheia de currículos de baixo do braço, saiba que você precisará de um Tax File Number (TFN) e de uma conta bancária!

O pedido do TFN pode ser feito nesse site aqui. E para abrir uma conta bancária é muito fácil, basta apresentar o seu passaporte e fazer um depósito inicial, que costuma ser entre AUD $200 e $400. Agora sim você pode começar a procurar emprego.

A Austrália é um país com uma alta demanda de profissionais qualificados. Um bom profissional tem certa facilidade em encontrar emprego e essa buca pode levar poucas semanas, se não dias. Mas é claro, tudo depende do domínio da língua e da experiência na área.

Profissionais de IT são altamente requisitados e tem os melhores salários. Muitas outras profissões também estão em alta na Austrália, tais como: engenheiros, arquitétos, designers, contadores e etc. Para saber mais sobre as profissões em demanda leia esse outro post.

Trabalhar na área é um sonho que muitos brasileiros conseguem realizar e esse é o caminho mais fácil para conseguir o visto de residência permanente. Para isso, basta traçar uma estratégia, acrescentar uma dose de confiaça e muita dedicação. Caso você consiga emprego na sua área, saiba que patrões Australianos são muito generosos e costumam reconhecer o esforço do seu staff e recompensa-los por isso com aumentos de salário e o tão almejado Sponsor (visto de trabalho).

Caso você não tenha formação em nenhuma área, nem curso técnico; ou então se o seu inglês não está bom o suficiente, sugiro que você procure empregos na área de Function e Hospitality. Essa área emprega muita gente inexperiente e muitos estudantes. Existem diversas empresas especializadas em Functions, que nada mais é do que uma empresa que tercerizada o staff para festas, eventos e reuniões. Nesses eventos trabalha-se servindo o público e para isso é necessário fazer o curso de Serviço Responsável de Álcool chamado RSA (Responsible Service of Alcohol). O curso tem duração de algumas horas e custa algo em torno de AUD $70. Para maiores informações clique aqui (site em inglês). Com o certificado RSA em mãos muitas portas se abrem. Sydney é uma cidade cosmopolitana, com inúmeros restaurantes, os melhores restaurantes e bares para se trabalhar ficam em Newton, na King Street, e em Darlingh Harbour, local que concentra uma enorme quantidade de turistas, independentemente da época do ano.

Restaurantes como a churrascaria brasileira Brasa ou o Hard Rock Café são ótimos lugares para se trabalhar, pois oferecerem um ambiente muito amigavél, o staff é super animado e os clientes costumam recompensar o bom atendimento com caixinhas generosas. Além disso, por servirem jantar, é muito fácil conciliar o horário de trabalho com a escola.

Agora não invente de trabalhar num restaurantezinho num bairro afastado e com pouca gente interessante. Quando eu e meu marido mudamos para Sydney, nós conhecemos uma menina que trabalhava num restaurante em Petersham, cujos donos eram portugueses. Todo dia ela voltava pra casa chorando! O lugar só tinha gente velha, mal educada e pior, a maioria dos clientes só falavam português. Bom, posso dizer que ela ficou tão frustrada e deprimida que, 6 meses depois, voltou para a casa dos pais em Brasília. Então não caia na mesma cilada! Por mais que as churrascarias brasileiras tenha bastante brasileiros, a clientela gringa é a grande maioria.

Outro ponto importante a ser resaltado é que bartender está acima do garçom na hierarquia dos restaurantes. Isso quer dizer que o salário de bartender é maior do que o salário de garçom. Mas para trabalhar como bartender a maioria dos restaurantes exige certificado de conclusão de curso de drinks, saber fazer os drinks mais tradicionais é pré-requisito obrigatório. Agora se além dos drinks você sabe fazer malabaris, parabéns, você possuí um excelente diferencial que te dará enormes oportunidades de conseguir emprego nos bares mais badalados de Sydney, como o Ivy e o The Establishment.

Uma outro dica muito importante é que trabalhar com retail na Austrália é furada! Se você tem experiência como vendedor de loja no Brasil não pense que na Austrália é igual. Geralmente as lojas trabalham com esquema de salário fixo e caixa único, ou seja, não existe comissão. Além disso a Austrália vive uma fase em que o comércio de rua está enfraquecido devido a recente invasão das grandes redes de vestuário, como a Zara e a Topshop, e por causa da valorização do dólar Australiano frente ao Americano, que faz com que as compras online sejam cada vez mais atraentes. Então mantenha um pé atrás nessa idéia de trabalhar no varejo e dê preferencia aos restaurantes, pois com as gorgetas é possível complementar a renda da semana.

Caso você seja mulher, não deixe de tentar um bico como babá. Com os altos preços das creches e a falta de vagas nas mesmas, as babás na Austrália são altamente requisitadas e os salários costumam ser tão bons quanto os de um profissional formado, que trabalha num escritório de terno e gravata.

Muitos brasileiros trabalham como pedreiro na construção civil. Essa área emprega muita gente e os salários são muito bons, mas o trabalho é duro e é preciso ter o Green Card, que nada mais é do que um treinamente que lhe permite trabalhar em obras. Para maiores informações sobre o Green Card clique aqui (site em inglês). E não se esqueça que é um trabalho pesado e muito sofrido. Se você nunca trabalhou com esse tipo de trabalho braçal pode ser que você não aguente o tranco. Cuidado!

Certo, uma vez definida a área de interesse, faça um currículo (chamado de Resumè aqui na Austrália), inclua uma carta de apresentação e prepare um email básico, enfatizando os pontos chaves, qualidades e experiências condizentes com a vaga desejada. Não esqueça de adaptar cada seu currículo para cada vaga para qual você enviar email. Sempre que possível peça ajuda para a sua professora de inglês, ou então peça ajuda para um amigo Australiano. Por fim, não invente de mandar o currículo usando aquele seu email mucholoko@whatever.com. Se você não tem um email sério crie um como: seunome.sobrenome@email.com.

Caso o seu currículo seja selecionado você será chamado para uma entrevista. Essa será a sua maior chance de conseguir o emprego que você tanto quer, por isso não se descuide, vá arrumado, vista uma roupa séria, que não chame a atenção da forma errada; camisa branca e calça preta são sempre a melhor escolha, tome um banho, faça a barba, não exagere no perfume, nem na maquiagem e seja pontual. Pontualidade é uma qualidade que quase todos os Australianos têm e que pouquíssimos Brasileiro possuem! Durante a entrevista mostre que você tem muita iniciativa e disposição. Na Austrália não tem emprego fácil, aqui até o patrão trabalha! Então esteja preparado para trabalhar muito, mas tenha sempre um sorriso no rosto!

Brasileiros são conhecidos na Austrália por serem hard workers, ou seja, por darem um duro danado. As três nacionalidades consideradas mais hard working são: brasileiros, chineses e indianos. Mas os brasileiros levam uma grande vantagem sobre essas duas outras nacionalidades, por terem uma cultura e um estilo de vida mais similar ao dos Australianos, conseguem se adaptar melhor ao novo ambiente.

Também não deixe de se increver e procurar vagas nos sites abaixo:

www.careerone.com.au
www.mycarreer.com.au
www.thewest.com.au
www.gumtree.com.au
www.jobsearch.gov.au
www.australiajobsite.com.au
www.jobnet.com.au

Qualquer dúvida é só deixar um comentário aqui embaixo.

Boa sorte, um beijão e até mais <3

Author: Drika

Share This Post On

6 Comments

  1. Oi Dri. parabéns pelo blog. Está tudo ótimo hein?! Meu primo conseguiu uma família para ser au pair ai na austrália 🙂 vi esse post e lembrei, enfim, beijos e sucesso. ;D

    Post a Reply
    • Oi querido, super obrigada pela visitinha. Qualquer coisa indique o blog pro seu primo. Ele ficará em qual cidade?

      Beijão

      Post a Reply
  2. Adorei o blog e adorei as dicas! parabéns sem dúvida vai ajudar muita gente! quem sabe eu vou um dia rs…já que eu não estou vendo interesse do meu namorado de 6 anos em casar! rs bjus

    Post a Reply
    • Hahahahaha… Então se joga querida! Fala pra ele: ou vai ou racha! 😉
      (Brincadeira)
      Boa sorte. Espero te ver por aqui novamente.
      Bjooo

      Post a Reply
  3. Excelente artigo. Sò tenho que acrescentar uma ponto.

    As Referências na Austália – Job Reference or Letter of Reference ( nada mais é que uma carta escrita ou digitada, como queira,pelo seu ex empregador (PATRÃO .rs), citando seus pontos positivos na área profissional e pessoal. Essas cartas são muito importante aqui na Austrália em especial se você tem pouca ou nenhuma experiência na área. Os empregadores usam muito essa ferramenta para selecionar seus candidatos e é tratada com muita seriedade. Agora, se você nunca trabalhou aqui, não se desespere, uma outra opção é pedir ao seu professor, amigo ou vizinho para escrever uma carta falando de sua conduta como cidadão ou como aluno.

    bjs Drika

    xx

    Renata (Blis) Instagram

    Post a Reply
  4. Putz, parabéns… ÓTIMO ARTIGO, super útil! Obrigada!

    Post a Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *